Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Procedimentos da inscrição

Já tem tantos guias de inscrição por aí...e mesmo assim vou escrever o meu haha. Acho que será divertido, e assim também posso colocar meus próprios pontos de vista :)

Bom, vou começar com um fluxograma que encontrei no blog From Sampa to Windy City, pois nem eu lembro direito os passos da inscrição hahah (como alguém assim pode escrever um guia? ._. )

O primeiro passo é a inscrição para o TOEFL, pois as datas/locais de teste esgotam rapidinho. Lembro que tive sorte e consegui fazer não muito longe da minha cidade, mas muita gente teve que viajar bastante pra fazer a prova,ou mesmo esquecer o TOEFL e fazer o IELTS. O IELTS era permitido também para o programa, mas não sei como fizeram quanto às universidades que não aceitam IELTS. Por fim chegou a rolar um boato de que ninguém que fez o IELTS foi selecionado, mas o pessoal da CAPES disse que isso era mentira e tinha vários alunos com IELTS selecionados. Enfim, como o preço é praticamente o mesmo, e o TOEFL é aceito em um número maior de universidades, acredito que vale mais a pena fazer este, portanto, agendem o mais rápido possível ;)
E sim pessoal, o teste de proficiencia em inglês é obrigatório, pelo menos para o edital "Graduação Sanduíche nos EUA" da CAPES, ok? Quem for se increver pelo CNPq os procedimentos são outros, aqui estou falando do processo seletivo do qual eu participei ;)
Em breve farei outro post especialmente para o TOEFL, pois ele merece haha.

Então o próximo passo é se increver na sua universidade, caso eles tenham assinado o acordo para participar do programa. Isso é importante, pois se eles não assinaram, você vai ter que se inscrever por conta e eu não tenho idéia de como funciona. Mas se eles assinaram, você provavelmente só vai ter que preencher algum(s) formulário(s), e claro, estar dentro dos pré-requisitos determinados pela CAPES que são: aluno de excelencia (isso é determinado pela universidade, provavelmente farão algo tipo "alunos com nota maior que 7"), ter completado entre 40% e 80% do curso e possuir comprovante de agendamento do TOEFL ou nota maior que 79 (caso já tenha feito a prova). Se você estiver dentro destas condições, então provavelmente será aprovado no processo seletivo da universidade. No caso da UDESC, eles apenas rankearam os candidatos (que por sinal foram bem poucos - apenas 4 inscritos), todos foram aprovados.

Depois que a universidade te aprova, vem a parte complicada. Você precisará preencher um cadastro na página da CAPES, que é bem tranquilo também. O complicado está na Common Application, um cadastro gigante e trabalhoso, sobre o qual farei um post especial em breve.

Com isso feito, basta esperar. Você pode ter sorte e ser selecionado logo. Ou vai ficar nervoso, perder as esperanças e achar que não foi escolhido, como aconteceu comigo pois o processo seletivo da universidade era demorado. Com isso perdi o Visa Day feito para os aprovados (pois eu ainda não tinha sido aprovada) e tive que ir fazer o visto por conta, mas não foi tão complicado assim (vou fazer um post sobre isso também). No pior dos casos, você não será selecionado. Mas ainda tem chance de te escalarem para outra data, como aconteceu com colegas meus que receberam e-mail da CAPES depois desse tempo todo, dizendo que eles poderiam participar no Fall. Então meus queridos, a esperança é a última que morre ;) O jeito é ter paciência e esperar.

Quando vocês forem selecionados, receberão um e-mail com um documento chamado Terms of Appointment (ToA), que diz certinho para qual universidade vocês vão e quem vai orientá-los. A sensação na hora em que você abre seu e-mail e tem uma mensagem com título "Congratulations! You have been matched to a U.S. college or university in the Science Without Borders Program" é totalmente indescritível haha. E depois de ser selecionado, ainda tem várias coisas para resolver, mas eu ainda estou passando por esse processo, então escreverei sobre isso quando tiver mais informações.

Este post foi grande, mas cobriu superficialmente a maior parte do que é preciso fazer para se inscrever no CsF. Em breve detalharei mais os passos complicados :)

See ya ~


Nenhum comentário:

Postar um comentário